terça-feira, 31 de março de 2009

OBJETIVOS DA REDE SOCIAL DE COMUNICAÇÃO DA SERRA CATARINENSE

Estou passando o texto para avaliação dos objetivos da rede social de comunicação da serra catarinense.

Espero poder melhorar os conceitos e ações da rede com a participação de todos que estão compromissados com uma alternativa de comunicação emancipadora.

Atenciosamente, Pedro Miguel.

segue texto para avaliação:

OBJETIVOS DA REDE SOCIAL DE COMUNICAÇÃO DA SERRA CATARINENSE
Identificar a realidade (problematizada pelas questões sociais [1] ) – com aproximações sucessivas, conforme cita Marx (1982:14) – utilizando-se estratégias de identificação, como: pesquisa empírica; pesquisa teórica bibliográfica; elaboração de projetos;
Publicizar [2] ; divulgar, informar, fazer conhecer a realidade; utilizando instrumentos de abstração – conforme Marx, quando fala do ser social (Marx, 1988:04) – provocando uma ação política entre sociedade civil e poder público[3] . Estes instrumentos podem caracterizar-se em ações e objetos concretos, como: reuniões (para definir ações concretas); debate público (fóruns, palestras, seminários, *ações em espaço aberto e público); bem como objetos utilizados pela mídia. Tendo como mídia (objeto): imprensa escrita; rádio; televisão; internet; teatro; shows musicais; **espaço (aberto) ao ar livre (rua, praça).
- método utilizado: ***dialética ****materialismo histórico; *****cartum (linguagem figurada popular em forma de sátira).
Bibliografia citada:
SINGER, Paul. Karl Marx: Economia. São Paulo: Atica, 1982.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-filosóficos e Outros Textos Escolhidos Vol. II.ed: Nova Cultural, 1988.
[1] Ver questões sociais: IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo, Cortez, 1983.
______________. O Serviço Social na contemporaneidade: dimensões históricas, teóricas e ético-políticas. Fortaleza, CRESS –CE, Debate n. 6, 1997.

[2] Publicização é um movimento introdutor de um novo modelo de administração pública baseado em alianças estratégicas entre o Estado e a sociedade. Publicização é a transferência da gestão de serviços e atividades, não exclusivas do Estado, para o setor público não-estatal, assegurando o caráter público à entidade de direito privado, bem como autonomia administrativa e financeira. O Estado passa de executor ou prestador direto de serviços para regulador, provedor ou promotor destes, principalmente dos serviços sociais, como educação e saúde que são essenciais para o desenvolvimento, na medida em que envolvem investimento em capital humano. Como provedor desses serviços, o Estado continuará a subsidiá-los, buscando, ao mesmo tempo, o controle social direto e a participação da sociedade.
Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=publiciza%E7%E3o&id=5079
[3] Ver GRAMSCI, A.. "Socialistie comunisti" (12 mar.1921). In: Socialismo e facismo.L'Ordine Nuovo: 1921-1922. Turim: Einaudi, 1966.
__________. "La tattica del fallimento" (22 set. 1921). In: Socialismo e facismo.L'Ordine Nuovo: 1921-1922. Turim: Einaudi, 1966.
__________. Quaderni del carcere, 3,311 (a cura di V. Gerratana). Turim: Einaudi, 1975.
__________. "Dopo il Congresso". In: Scritti giovanili (1914-1918). Turim: Einaudi, 1972. __________. La cittá futura: 1917-1922 (a cura di S. Caprioglio). Turim: Einaudi, 1982.
__________. Lettere: 1908-1926. Turim: Einaudi, 1992.
Ver ARENDT, H. Origens do Totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
__________. A Condição Humana. Trad. de Roberto Raposo, Rio de Janeiro: Forense, 1983.
__________. Entre o Passado e o Futuro. Trad. de Mauro Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 1988.

*a publicização de rua é o meio de anunciar, divulgar, vender os seus bens produzidos (ou colhidos na natureza) ao público, mais antigo da história da humanidade.

**a tecnologia da comunicação contemporânea, a partir do século XX, “mudou” a rua a praça, o espaço público aberto para a sala (cozinha/quarto) de nossa casa.

*** a dialética temos que os elementos do esquema básico do método dialético são a tese, a antítese e a síntese. A tese é uma afirmação ou situação inicialmente dada. A antítese é uma oposição à tese. Do conflito entre tese e antítese surge a síntese, que é uma situação nova que carrega dentro de si elementos resultantes desse embate. A síntese, então, torna-se uma nova tese, que contrasta com uma nova antítese gerando uma nova síntese, em um processo em cadeia infinito.

**** O materialismo histórico é uma tese do marxismo, segundo a qual o modo de produção da vida material condiciona o conjunto da vida social, política e espiritual. É um método de compreensão e análise da história, das lutas e das evoluções econômicas e políticas. O materialismo histórico é uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história.

***** Cartum vem da palavra inglesa cartoon e significa literalmente cartão, que é o suporte onde eram feitos desenhos ingênuos e descompromissados de humor para serem inseridos nos jornais em seus primórdios. O cartum geralmente constitui-se de um só desenho, uma imagem geralmente cômica e universal. O Cartum é a matriz da charge". "Charge é uma palavra da língua francesa e significa "ataque" ou "carregar", no figurativo. Ela se constitui igualmente de um só desenho, diferindo do cartum no sentido que é sempre um desenho exagerado de caráter crítico, em geral à política, e preso a determinada época ou fato importante. Por este caráter político e social, a charge pode servir como importante elemento historiológico. A Caricatura vem, pois, do vocábulo italiano Caricare e significa "carregar", "exagerar" e, embora em nosso país esteja muito ligada aos desenhos que satirizam rostos, pode estar presente também como a caricaturização de alguma cena ou fato e por isto, na verdade, a Caricatura se torna sinônima de Charge, podendo existir em qualquer uma das três outras modalidades, seja o Cartum, a Charge ou as Histórias em Quadrinhos. Sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema( indivíduo,organização, estado) geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objetivo de provocar ou evitar uma mudança.

OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO! A SUA AVALIAÇÃO É O COMEÇO DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM NOVO PROJETO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVO.

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