domingo, 24 de maio de 2009

4ª Encontro da Rede Social de Comunicação

No dia 23/05/2009 (sábado) na Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense) na sala 1106, às 10h, aconteceu a 4ª reunião com a participação de estudantes da 5ª fase do Curso de Serviço Social da Uniplac.
Após a reflexão em relação aos últimos três encontros da rede social de comunicação, foram encaminhados algumas idéias referente à continuidade, discussões e planejamento da rede social de comunicação.
A acadêmica Franciele Corso apresentou a idéia de se criar mecanismos e alternativas para a criação de um espaço cultural, denominado “cineminha popular” com o apoio de entidades que possibilitem o acesso a DVD´s e espaços públicos para serem assistidos os filmes. O objetivo é a produção de lazer não apenas consumista; mas estimulando as crianças, adolescentes e toda a comunidade a resgatar o gosto pelos valores literários, culturais, teatrais, proporcionando dessa forma um lazer saudável e eficaz.
O acadêmico Wander Lopes ficou responsável de entrar em contato com as entidades para encaminhar a idéia do cineminha popular. O próximo encontro será dia 20 de junho de 2009 às 10:00h, sala 1106 na Uniplac.
A sua presença é a certeza que a rede social de comunicação; é um movimento concreto histórico de emancipação do povo serrano.
A Rede Social de Comunicação da Serra Catarinense é uma iniciativa da organização da sociedade civil de interesse público. Com o objetivo de publicizar e comunicar as ações de interesse da sociedade.

domingo, 10 de maio de 2009

1ª conferência nacional de comunicação

Ver na íntegra do site: http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/blog/texto_blog.asp?id_artigo=6910

Um livro sobre a mídia livre

(Terça-Feira, 5 de Maio de 2009 às 11:16hs)
Há uma série de novas questões na área de comunicação que têm sido bastante discutidas em ambientes de comunicadores, mas que ainda não foram organizadas num único material. Há algum tempo venho alimentando a idéia de fazer um livro para tentar ampliar esse debate sobre a mídia livre. Mas acho que se pode fazer algo melhor do que um livro autoral. Podemos fazer um livro colaborativo. Ele seria feito da seguinte forma: elencaríamos alguns temas e aqueles que desejassem participar do processo contribuiriam com textos, pequenos artigos e pesquisas. Conforme esse material fosse chegando, eu iria trabalhando questões a partir dele para dialogar com todos, em especial com as pessoas que estivessem contribuindo. Todo esse material ficaria aberto, disponível para consulta pública. Ou seja, poderia ser utilizado com fonte de pesquisa por qualquer um que se interessasse por ele. Já fica antecipado, porém, que vou organizar esse material para transformá-lo num livro que seria disponibilizado gratuitamente na internet e que teria uma edição em papel a ser distribuída em livrarias, sindicatos, ONGs etc. por um preço próximo ao de custo. Penso em fazer um livro breve, de umas 100 páginas. Algo que possa circular amplamente e que custe aproximadamente R$ 15,00. Ao mesmo tempo que iria trabalhando questões de forma colaborativa, iria fazendo pesquisas e apresentando textos para que as pessoas fossem avaliando-os. Também convidaria alguns colegas para escrever artigos para o futuro livro. Esse material seria intercalado com os textos organizados por mim. Se alguma outra pessoa quisesse usar esse mesmo material para realizar outro projeto, tranqüilo. Mesmo que venha a ser outro livro. Há muitas possibilidades de se organizar um trabalho. E acho que essa seria também uma demonstração de como o midialivrismo deve ser realizado. Em relação aos direitos autorais, a porcentagem que a editora costuma pagar aos autores, 10% sobre o preço de capa, seria destinada ao Fórum de Mídia Livre, em caráter de doação. Ainda não discuti isso com os colegas do GTE, mas acredito que não há nenhum problema em que o Fórum aceite doação para tocar seus projetos. Todas as pessoas que vierem a contribuir com o projeto, terão seus nomes creditados no trabalho. Tanto na página virtual que vier a ser construída, como na versão impressa. Minha intenção é ampliar o debate sobre o midialivrismo, inclusive, para que a gente possa ter uma participação mais qualificada nos debates da Conferência da Comunicação. E ao mesmo tempo para que o tema possa começar a ser debatido na academia e no movimento social. Adianto que não será um wikilivro. Onde se explicaria cada tópico ou cada verbete. A idéia é que seja também um livro de reflexão e de história do movimento. Estou listando alguns pontos que seriam discutidos. Apresentarei em breve por aqui.

Fonte: Blog do rovai
http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/blog/texto_blog.asp?id_artigo=6915